Vou casar em casa! E agora? – Parte 1

Casar em casa, o que fazer?

Você já pensou em casar em casa? Fazer a sua festa de casamento na sua casa, ou na casa de alguém intimo que tenha um espaço bacana?
Se a sua resposta foi sim, eu tenho certeza que você deve estar cheia de dúvidas!
POR ONDE COMEÇAR?

Pedi para a Super decoradora de eventos, Paula Patituci que explicasse para a gente um pouco da logística necessária para casar em casa, o que precisa para um evento desse porte.

Então prestem bastante atenção porque ela deu dicas preciosas para o sucesso do evento.

Por Paula Patittuci

“Quando os noivos escolhem casar em casa, seja deles próprios ou de algum parente é porque
querem passar esse grande dia num ambiente familiar, aconchegante, de um jeito mais informal, livres dos limites de horário impostos pelos clubes, salões etc. Isso é ótimo!

Nada mais gostoso do que casar em casa, um lugar cheio de memórias afetivas onde a atmosfera é realmente diferente… mas para que tudo dê certo verifique antes se é possível fazer uma festa desse porte (mesmo q seja um mini wedding) na sua vizinhança, veja se pode virar a noite numa festa sem ter o risco de abrir a porta para a policia…
Outra coisa importante é a capacidade da casa; ela comporta confortavelmente quantas pessoas?
Aqui vocês devem contar salas, varandas, terraços, jardins, piscinas, quadras e afins; não incluam quartos ou escritórios que devem ter a privacidade respeitada.

Resolvido esses itens, os noivos devem atentar para algumas providencias que passam batido quando alugamos um espaço já preparado para festas.
Estou falando da infraestrutura da casa, principalmente a parte elétrica e hidráulica. Uma festa consome muita energia e água, e se for para mais de 50 pessoas é imprescindível a contratação de um bom gerador e de carro pipa, assim você não sobrecarrega a casa evitando queda de energia ou queima de aparelhos e nem falta d´agua na cozinha e nos banheiros no meio da madrugada!

Aliás, falando em cozinha e banheiros, esses são os 2 itens mais importantes e que se não forem tratados com muita responsabilidade dão a maior dor de cabeça numa festa.
Para a questão da cozinha reserve um espaço livre da casa que seja mais escondidinho da área social onde o buffet poderá montar toda a infra estrutura apenas para seu evento (muitos buffets contam com fogão, pias, frezzer, tina, balcões e podem levar tudo isso para o local da festa) e assim livrar a sua cozinha de desastres….

Acreditem, já vi noivos que utilizaram a própria cozinha e no meio da festa a cuba da pia caiu e o encanamento entupiu alagando toda a cozinha e área de serviço… Vocês não querem passar por isso, né?

Já para os banheiros o ideal é montar banheiros químicos, principalmente quando a festa é para mais de 30 pessoas.
Mas banheiros químicos são feios e nojentos!! Sim, aqueles usados no carnaval são, mas estou falando de um tipo de banheiro mais jeitosinho. Há várias equipes especializadas em montagem e decoração de banheiros químicos e garanto que depois de pronto vocês nem vão acreditar que são temporários, com paredes, piso e teto falsos! Podemos fazer no tamanho que quisermos e com quantos reservados forem necessários.

Para finalizar, contrate também uma boa equipe de limpeza e não terá problemas com banheiros durante toda sua festa.

Se vocês não podem ou não querem investir em toda essa infraestrutura, mas não abrem mão de casar em casa, então sua festa deverá ser bem intimista, para poucos, a fim de não comprometer seu patrimônio, portanto use o seu bom senso e respeite os limites da casa.

DICA IMPORTANTE: Não tente dar um jeitinho aqui e outro ali, isso trará muitos aborrecimentos num dia que deve ser só felicidade. Não vale a pena correr o risco.

O decorador é o profissional que vai orientar e administrar toda essa logística, além, é claro de decorar a festa em si.
A decoração deve deixar sua casa aconchegante, segura e bem estruturada para receber seus convidados e já que vocês estão em casa, nada melhor que incorporar mobiliário, bandejas, adornos, obras de arte… tudo que estiver em bom estado e que faça parte da memória afetiva dos noivos deve ser usado para que a essência de casar em casa não se perca.

Muito provavelmente haverá a necessidade de locar mais mesas e cadeiras, mais bandejas e etc, talvez um toldo para cobrir uma área externa ou um piso para cobrir a piscina e tudo isso deverá harmonizar com a arquitetura da casa e com o estilo que ela já tem, portanto, contrate um decorador experiente e cuidadoso que transmita segurança e tranquilidade para vocês.

Com carinho, atenção e cuidado, além de um profissional experiente ao seu lado tenho certeza que seu casamento em casa será uma delicia!! ”

Teremos mais 2 posts sobre o assunto!
A Cerimonialista Raquel Andrade, que fez o próprio casamento em casa, vai contar a visão dela.
E também vou dar dicas preciosas sobre o que nós fotógrafos precisamos ter, para que as fotos fiquem maravilhosas!
Aguardem!

As fotos do casamento da Andreia e do André serão ótimas para ilustrar o post de um belo casamento em casa!
Eles casaram na casa dos pais da Andreia, o casamento aconteceu em Itaipuaçu – Niterói