A Fotógrafa Malu Vieira

Conhecendo mais da fotógrafa de casamentos e família, Malu Vieira!

Estava há um bom tempo pensando em fazer um post para contar mais sobre mim!
Um pouco mais de quem eu sou e um pouco mais da minha história. Afinal, a grande maioria de vocês devem chegar por aqui pelo google, dão de cara com um trabalho fotográfico, mas ficam sem mais informações sobre a pessoa que está por trás das lentes, certo?

Prazer Malu Vieira.

Comecei a fotografar profissionalmente há 5 anos, mas a fotografia sempre esteve presente em minha vida!

Cresci no meio de muitas fotos, minha mãe realmente gostava muito de registrar nossa vida, tenho foto de todo o meu crescimento e de toda história da minha família. Venho de uma família grande, 2 irmãos mais velhos, muitos primos e tios.
Minha mãe era portuguesa, veio para o Brasil aos 15 anos de idade, meu pai, filho de portugueses.
O grande sonho de minha mãe era voltar para a terra dela para rever a família e suas raízes e, o do meu pai, era conhecer a terra que seus pais contavam histórias e que a esposa morria de saudades.
Essa viagem, ficou marcada em mim, pois ao retornarem da Europa, ganhei minha primeira máquina fotográfica, aos 11 anos de idade.
Me lembro como se fosse hoje, uma caixa da Nikon, era uma linda FM2!
Apesar de ser muito pequena, agarrei aquela máquina com muita vontade e comecei a fotografar (quando me davam filme! rs)

Minhas fotos eram na escola, festinhas, passeios, em casa…
Mas, em algum momento da vida, essa câmera se separou de mim e eu não lembro o que aconteceu…
Depois vieram outras… a era digital chegou então e, nunca mais me separei de uma câmera fotográfica.
Em 2008, tive uma grande vontade de fazer um curso de fotografia para aprender dominar a magia de desenhar com a luz! Porém, o curso acabou vindo só no início de 2010 e foi impressionante!
As aulas teóricas, as aulas práticas, me contagiaram, eu simplesmente só queria fotografar, sair na rua sempre com minha câmera em punho, pois sempre tem algo para fotografar! Não importa aonde!!
Nunca pensei em ganhar a vida com a fotografia de casamento e família, sou formada, tinha meu emprego estável. Mas conforme a fotografia ia entrando na minha vida, começava a me sentir engaiolada dentro do escritório.
Ainda em 2010, recebi o convite de uma amiga, para fotografar um casamento, meu primeiro casamento, fui sem nenhuma pretensão, fui ver como tudo funcionava do lado de cá das câmeras.
No dia, quando estava lá, na famosa hora “H”, o nervosismo tomou conta de mim, mas aos poucos fui relaxando e tudo fluiu bem e, pronto! Estou aqui, nunca mais parei! rs

A fotografia como um todo, mudou minha vida, mudou meu jeito de olhar e observar tudo que está a minha volta, hoje, qualquer cena, qualquer lugar, enxergo uma foto, de um carro estacionado na calçada ao pessoal do frescobol na praia. Me preocupei em ter um olhar treinado para tudo e para todos, do tipo que pega um desfoque de cena em uma novela ou observa algum erro de continuidade de um filme, sim é chato ver filmes e novelas ao meu lado! rs

Por que fotografia de casamento e fotografia de família?
Fotografia de casamento… Acho que é esse o motivo! Sempre fui louca pelo álbum de casamento dos meus pais! Ficava horas folheando ele (isso quando minha mãe deixava), admirando cada detalhe, admirando minha mãe e meu pai!
Meus pais, infelizmente, já não estão mais nesse mundo comigo fisicamente, mas tenho eles eternizados para sempre nessas páginas.
É maravilhoso poder tocar na história deles e mesmo nem perto de eu ter estado lá, eu me sinto lá!

E sinto que tenho essa missão, entregar essas recordações ao casal que me contrata! Eu sempre digo, o DJ desliga o som; A casa de festas, fecha; A cerimônia, acaba; Mas as fotos, aaahhh as fotos, elas são eternas, não apenas para o casal, como para as pessoas que os rodeiam. Incrível será mostrar meu album de casamento aos meus filhos e eles possam sempre lembrar da mamae de um jeito que eles não viram, não estavam nesse mundo. Esse é o poder das fotos, esse é o poder do album, trazer imagem para quem quer lembrar e até para quem não pode estar lá.

 

lembranças_MaluVieira_blog (1 de 4) lembranças_MaluVieira_blog (2 de 4) lembranças_MaluVieira_blog (3 de 4)

Essa é minha missão como fotógrafa, fazer meu retratado e todos que um dia vão olhar minhas fotos, se sentirem naquele lugar, naquele momento, como se realmente tivesse feito parte dele!

Pq fotógrafa de família? Ta aí! Minha família é sem dúvida alguma minha maior inspiração para tudo! Essa é a foto de meu primeiro ano de vida, guardo essa foto com tanto orgulho! Meu primeiro ano, com todas as pessoas que amo! Não existe nada na vida melhor, para me levar de volta a esse dia, se não ELA A FOTOGRAFIA!
Nós estivemos sempre ligadas, ela sempre falou muito alto por toda minha vida e eu sempre soube que ela teria um papel ainda maior, acho que no fundo sempre soube que minha vida seria viver e respirar fotografia!

E isso que meus clientes levam para casa, doces memórias que sempre serão lembradas por toda uma vida! Por isso amo tanto minha profissão, levo uma alegre viagem ao passado para cada um de vocês!

lembranças_MaluVieira_blog (4 de 4)

 

Essa é um pouco da minha história e para terminar  esse post narcisista (rs), fotos da minha pessoa!!! Em um ensaio muito especial para mim, eu achava que seria mais difícil estar do outro lado da câmera, mas foi muito gostoso, porque o ensaio saiu exatamente da forma que eu queria e conseguiu retratar bem minha essência desta fotógrafa que vos fala que é brincalhona, espontânea, divertida e alegre!
Espero que gostem!

Ensaio_MaluVieira (6 of 17) Ensaio_MaluVieira (7 of 17) Ensaio_MaluVieira (9 of 17) Ensaio_MaluVieira (11 of 17) Ensaio_MaluVieira (12 of 17) Ensaio_MaluVieira (13 of 17) Ensaio_MaluVieira (14 of 17)